segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Compartilhando experiências de uso de redes sociais

       As redes sociais  fazem parte de nossa vida diária. Estamos tão dependentes  das redes que quando ficamos  desconectadas, ficamos perdidas. Eu pessoalmente já usei blog, facebook e watsApp, e ingressei nas redes por trabalhar com tecnologias e  para buscar novas maneiras  de inserir a tecnologia na educação e também porque  hoje o mundo é tecnológico  . Minha  experiência para uso pessoal  não foi muito proveitosa, acho que  rouba muito tempo para postagens, em relação ao  blog e facebook e também fico com  certa insegurança para postar dados pessoais. Uso  atualmente  apenas o  watsApp para  as questões do trabalho durante o dia e a noite para uso pessoal. Tento me policiar para  apenas verificar  as mensagens no intervalo e ao meio dia, pois  durante os atendimentos na escola , atrapalha . Em relação ao uso educacional  o blog seria o mais indicado , já tivemos experiência , mas os professores  relutam em usá-lo . Outras redes sociais ,os professores apena usam para  uso pessoal e as vezes dentro da sala de aula, atrapalhando  o bom andamento das mesmas. Os próprios professores não tem critérios para  usa-las.
Já auxiliei varias pessoas  para o uso das redes sociais  e  seus aplicativos a maioria usam apenas para uso pessoal, o educacional é muito pouco usado, mas  acredito que o blog seria o mais indicado, já que só tive experiências com esta ferramenta nas escolas.
As redes sociais  são uma ferramenta  que estão a nossa disposição, e com uma rapidez  e alcance muito grande.  O que deixa  um pouco a desejar seria a falta de  critérios para usá-la com discernimento   tipo: horário, local,  o que postar e também a segurança  nas informações. Pois já  vimos que uma vez na rede, todos tem acesso.

Em relação as ações educativas temos que  programar juntamente com os professores, pois de nada adianta  mostrar  como se usa se os professores  não se sentem motivados para tanto.  Podemos  então fazer uma coletânea do que já deu e esta dando certo  em relação ao seu uso educacional e mostrar aos professores, diretores e coordenadores das escolas. As redes podem ser  um excelente instrumento   educacional, por outro lado o seu uso indiscriminado , sem direcionamento, pode ser o outro lado da moeda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário