DIRETRIZES DA ESCOLA
FRENTE AO USO DAS MÍDIAS SOCIAIS
O acesso à
informação atualmente é indiscutivelmente maior do que se teve há duas
décadas, quando começou a difundir as tecnologias da web por todos os campos da
sociedade. A internet passou a ser um dos meios mais utilizados para se comunicar
e obter acesso à informação. Esse fato se explica por a net oferecer
comunicação e uma gama muito ampla de fontes de dados sobre algo de forma mais
rápida. E, na região Sul do Maranhão,
essa realidade não é diferente.
Entre os
vários meios de acesso, as redes sociais estão num processo de expansão
contínuo (Facebook, WhatsApp, Google +, Hi5, Blog, etc.) as quais possuem
enquanto principais usuários a geração net, ou seja, jovens e crianças que já
nasceram e estão crescendo imersos numa sociedade cada vez mais tecnológica, os
quais aprendem desde a infância a acessar e utilizar as tecnologias,
principalmente as TIC’s (Tecnologias da Informação e da Comunicação) a serviço de seus interesses – lazer,
estudos, relacionamentos, etc.
Nesse
contexto, a educação hoje se depara com um desafio: estabelecer com a geração
net uma relação de ensino aprendizagem que concilie os interesses desse público
com os objetivos pedagógicos da escola; tornar as redes sociais, das quais
milhares de jovens são usuários, aliadas do ensino; e, estabelecer diretrizes
para seu uso pedagógico.
A rede wi-fi tornou-se
acessível na maioria das escolas públicas, recentemente, possibilitando a
inclusão da comunidade escolar na rede para desenvolver as atividades
pedagógicas com o uso das TIC’s. Esse acesso permitiu inúmeros benefícios como
também conflitos quanto ao uso indiscriminado destas tecnologias por parte da
comunidade escolar.
Os professores puderam
realizar os serviços burocráticos e pedagógicos ao ministrar suas aulas com
acesso on-line na própria sala de aula, utilizando tanto equipamentos
disponíveis na escola, como por exemplo o projetor interativo, como também o de uso pessoal, destacando o notebook e o tablet.
Os alunos também tiveram acesso à rede wi-fi nos seus celulares.
No entanto, constatou-se
através de depoimentos dos professores que o uso inadequado do celular em sala
de aula prejudicou o processo ensino aprendizagem em algumas escolas, pois a
maioria dos alunos ficava alheia aos conteúdos, acessando apenas redes sociais
durante as aulas e quando eram estimulados a usar o celular para pesquisas e
atividades pedagógicas havia uma recusa generalizada e continuavam a surfar nas
redes. Essas atitudes ocasionaram, após consenso de professores, coordenadores
e gestores, a titulo de experiência, o bloqueio de celulares através de um
programa de computador (UniFi Controller) que restringe o acesso à internet
para os alunos. Após o bloqueio, observou-se que as atividades propostas pelos
professores atingiam os objetivos planejados e a participação e atenção dos
alunos melhorou durante as aulas e respectivamente nas avaliações realizadas.
Após analise dessa
experiência, constatou-se que se faz necessário, urgentemente, formações para o
professor do uso do celular em sala de aula, com aplicativos educacionais
específicos e direcionados, pois é o professor que está diretamente em contato
com o aluno e deverá ter argumentos para orientar como e quando utilizar este
recurso.
É importante ressaltar que não
se deve restringir o acesso à web através dos meios tecnológicos que os alunos
dispõem. Assim, é necessário, o mais breve possível mudar a realidade do uso do
celular no ambiente escolar, pois a tecnologia já está presente na escola,
falta apenas direcioná-la para o uso pedagógico adequado.
Agreci,
ResponderExcluiré prudente que use o mesmo blog, pois trata de tecnologias. Porém, precisas logar assuntos voltados ao curso e com datas mais próximas.
Tutora Nazaré